O Futuro do Supermercado Delivery no Brasil [Infográfico]

O Futuro do Supermercado Delivery no Brasil [Infográfico]

Fazer a compra de mercado online é uma tendência cada dia mais forte, não apenas fora do país onde o serviço de Supermercado Delivery vem se espalhando rapidamente, mas também no Brasil.

Por aqui, muitas cidades já possuem esse serviço e novas opções de supermercados delivery surgem a todo momento.

O fato é que uma verdadeira transformação está ocorrendo na forma como consumidores fazem suas compras de mercado – um setor até então pouco explorado pelo e-commerce devido à barreiras e desafios logísticos, dentre os quais destaca-se o chamado “last mile” que representa o trajeto final da compra até a casa do cliente.

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Com um mercado já bem mais desenvolvido na Europa e agora em franca expansão na Ásia e Estados Unidos não é por acaso que o segmento de Supermercado Delivery vem se desenvolvendo rapidamente no Brasil.

Desde que lançamos a BSO (Brasil Supermercados Online) já identificamos em nosso guia de Supermercados Delivery mais de 35 opções de mercados online e novas opções estão aparecendo em várias regiões do país.

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Embora seja observada uma maior concentração em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador não faltam opções em cidades do interior e também fora da região Sudeste.

Além da extensa lista de supermercados com opção de Delivery também destaca-se a variedade de modelos de negócio em funcionamento.

Enquanto algumas redes já bem estabelecidas (há décadas) fisicamente como Pão de Açucar, Extra, Superprix, Mambo, Sonda, Supernosso, Santa Helena, Comper, etc aproveitam para expandir sua presença digital e oferecer uma experiência omnichannel outras redes nascem totalmente no modelo digital oferecendo opções de Marketplace (a maioria seguindo a tendência proposta pela americana Instacart.com) como é das Startups paulistas Carrinho em Casa, Mercode, Uentrega e Supermercado Now, além da startup mineira Super BrasilShop.

Supermercado Delivery – Pesquisa AT Kearney

Para entendemos um pouco mais sobre essa transformação e como ela impacta os hábitos de consumo na compra de alimentos online, nós da BSO trouxemos um estudo conduzido nos Estados Unidos pela consultoria A.T. Kearney (agradecimento especial à A.T. Kearney por autorizar o compartilhamento desse estudo junto aos leitores da Brasil Supermercados Online).

Esse estudo, recentemente publicado, foi conduzido junto a 1.341 consumidores americanos dos quais 90% são mulheres, 34% residem em áreas urbanas e 54% em subúrbios.

Estudo Tendências Supermercado Online

Todos os consumidores pesquisados se denominaram principais compradores de produtos alimentícios de suas respectivas residências. Cada residência pesquisada tinha em média 2.9 pessoas.

Na pesquisa realizada, mais de 30% dos consumidores havia feito alguma compra de mercado online nos últimos 12 meses. Esse número mostra um crescimento considerável em relação aos estudos anteriores sendo puxado, principalmente, pela Geração Milênio (veja o vídeo mais abaixo para entender as gerações), seguido de consumidores de áreas urbanas com renda anual acima de $ 75.000 (aproximadamente R$ 200.000 anuais).

Market Share, Geração Milênio e Supermercado Online

Em um mercado com apertadas margens de lucro e baixo crescimento a compra de produtos alimentícios pela Internet representa uma das maiores oportunidades de crescimento para varejistas / supermercadistas. Com crescimento de 5 a 6 vezes acima dos demais canais de venda, afirma o estudo da A.T. Kearney.


A expectativa é que as vendas de produtos pelo canal de Supermercado Delivery alcancem um Market Share total de 15% a 18% do setor até 2023 nos Estados Unidos.

Projeção de Faturamento para Supermercados Delivery

Fazendo uma projeção simples do Market Share acima sobre os números do setor supermercadista que faturou, em 2014, R$ 294,9 (fonte ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados) estamos falando de um mercado potencial de aproximadamente R$ 48 Bilhões até 2023 apenas com e-commerce.

Market Share Supermercado Delivery / Mercado Online

Perfil de quem usa mercado online

Outra área abordada pela pesquisa foi o entendimento de quem utiliza o serviço de mercado online, seu perfil, preferencias e dados demográficos, além de recomendações estratégicas para as empresas varejistas de alimentos que têm a oportunidade de encantar seus clientes com serviço online diferenciado.

Idade dos Compradores

O maior percentual das compras de supermercado delivery, 37%, é originado pelo grupo de consumidores com idade entre 25 e 34 anos (Geração Y/Milênio). Outro crescimento destacado foi dos consumidores com mais de 65 anos onde, pelo menos, 25% desse público informou ter realizado compras de mercado online nos últimos 12 meses. Abaixo o percentual de compradores dentro de cada faixa etária.

Perfil Demográfico Mercado Online / Supermercado Delivery

Supermercado Delivery – Compras pelo Site ou Aplicativo?

No geral, consumidores têm utilizado ambas plataformas (sites e aplicativos) para realizarem suas compras online, sendo a opção de compra pelo site a principal adotada (especialmente pelo público com maior idade). Algumas atividades ligadas a redes sociais também foram observadas, mas ainda são poucas as ofertas de produtos neste canal.

Barreiras para o crescimento do mercado de alimentos Online

Mesmo com a expansão do setor varejista online, alguns desafios ainda persistem. Dos quase 2/3 de consumidores pesquisados, 65% disseram que comprariam mais itens de mercado online, se pudessem garantir a qualidade e frescor dos produtos entregues.

Já para 58% dos consumidores, a diferença de preço entre loja física e delivery, assim como frete grátis ou de baixo custo, é outro fator importante na decisão de uso dos supermercados delivery.

Preço Loja vs Site - Supermercado Delivery / Mercado Online

Falta de oportunidade em escolher o produto e garantir sua qualidade aliado ao aumento de preços e custo com transporte são os maiores fatores impeditivos de compra, na opinião dos consumidores americanos.

Quando questionados sobre o que levaria o consumidor a comprar mais produtos via mercado online, as respostas foram:

Qualidade:

– 68% comprariam mais pelo mercado online, se a mesma qualidade das lojas físicas fosse encontrada;

Custo:

– 58% comprariam mais pelo mercado online, se o preço fosse o mesmo das lojas físicas;
– 58% comprariam mais pelo mercado online, se o custo com transporte fosse gratuito ou baixo;

Conveniência

– 51% comprariam mais pelo mercado online, se a entrega fosse no mesmo dia;
– 48% comprariam mais pelo mercado online, se o serviço fosse disponível na região;
– 36% comprariam mais pelo mercado online, se existisse a opção de pegar o pedido na loja em 2 horas.

Supermercado Delivery / Mercado Oline - Oportunidades

Outro ponto analisado foi a compra de produtos perecíveis e não perecíveis onde nota-se uma grande concentração nos produtos não perecíveis.

Abaixo, clientes que compraram produtos via Supermercado Delivery online nos últimos 6 meses:

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Não Perecíveis:

53% – Comprou produtos de Cuidado Pessoal via supermercado delivery;
52% – Comprou produtos de Beleza via supermercado delivery;
31% – Comprou produtos embalados/enlatados via supermercado delivery;
19% – Comprou comida para bebê via supermercado delivery.

Perecíveis:

Apenas 14% comprou carnes e frutos do mar via supermercado delivery;
Apenas 14% comprou produtos frescos via supermercado delivery;
Apenas 13% comprou refeições preparadas frescas via supermercado delivery;
Apenas 7% comprou outros tipos de alimentos via supermercado delivery.

Categorias de supermercado delivery / mercado online

Quanto à compra de produtos perecíveis pela Internet, Andrew Nodes que é Business Development da Instacart.com, uma das empresas que presta o serviço de Delivery de alimentos, diz: ”A percepção do cliente e suas ações são diferentes. O cliente acredita que não deve comprar produtos perecíveis, mas na verdade eles compram. Perecíveis estão entre nossas categorias de maior resultado”.

Conforme apontado pelo estudo, as barreiras que impediam o uso dos supermercados delivery estão caindo e continuarão, enquanto consumidores ganham experiência e supermercados continuam evoluindo sua capacidade de vender pela Internet.

Quando o assunto é custo, muitos consumidores dizem que evitam compras de mercado online por causa da percepção de que custam mais.

Sobre a probabilidade de retornar a comprar produtos de mercado online se os seguintes itens fossem oferecidos, veja a resposta por categoria:

Custo

– 71% voltariam a comprar pelo mercado online, se tivessem cupom de desconto;
– 67% voltariam a comprar pelo mercado online, se pudessem comparar preços entre lojas;
– 65% voltariam a comprar pelo mercado online, se tivessem algum programa de fidelidade para ganhar pontos.

Conveniência e tempo

– 65% voltariam a comprar pelo mercado online, se fosse oferecido check-out rápido;
– 62% voltariam a comprar pelo mercado online, se fosse oferecido recompra fácil;
– 59% voltariam a comprar pelo mercado online, se existisse busca de produto por categoria;
– 52% voltariam a comprar pelo mercado online, se existisse opção de leitura de código de barras dos produtos.

Inovação e recursos do site

– 42% voltariam a comprar pelo mercado online, se existisse opção de ler e escrever avaliações;
– 38% voltariam a comprar pelo mercado online, se existisse notificação de produto em estoque;
– 36% voltariam a comprar pelo mercado online, se existisse a opção de produtos sugeridos.

Cupom Desconto, Comparação Preços, Programa de Fidelidade, Checkout, Recompra Rápida

Como podemos observar, a busca por conveniência é fator importante no processo de compra, sendo desejada por mais de 2/3 dos pesquisados.

Pelo menos 80% manifestaram interesse em pagar pelo frete, para ter entrega em casa ao invés de buscar as compras na loja, especialmente quando há opção de entrega no mesmo dia.

Supermercado Delivery – Oportunidades

Enquanto consumidores continuam a adotar novas tecnologias no seu dia-a-dia e também estão cada vez mais presentes em grandes cidades e subúrbios, a venda de produtos de mercado online torna-se mais fácil e atrativa – tanto para clientes quanto para varejistas.

Supermercado Delivery – Estratégia de Venda:

Abaixo, algumas sugestões dadas pelo estudo a serem seguidas pelas redes varejistas na criação de uma estratégia online:

Segmentação do Público Alvo

Para estabelecer uma estratégia de vendas de produtos alimentícios online, deve-se identificar as áreas de maior população e alta densidade visando segmentos de clientes dentro dessas áreas. Alguns exemplos de segmentos dado pelo estudo inclui o segmento de novos pais e volta às aulas.

Ofertas personalizadas como: sugestões de jantar, lista de compras, preços customizados, sugestões de compra com base em histórico de pedidos, também podem ajudar a alavancar vendas.

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Proposição de Valor

Converter clientes interessados em fazer a compra de mercado online em reais clientes, dependerá muito de quão rápido as empresas conseguirão transformar em realidade algumas facilidades como, entrega no mesmo dia, oferecer opção de click-and-collect (buscar a compra na loja) e também oferecer o mesmo preço disponível nas lojas físicas.

O estudo aborda ainda os desafios de entrega no mesmo dia, onde algumas empresas americanas como Instacart, Google Express e, muito em breve, Uber estão emergindo para prover esse serviço com custo atrativo a varejistas.

Envolvimento dos consumidores

Outro ponto abordado pelo estudo é a o engajamento de um consumidor omnichannel, aquele ligado em vários canais de compra ao mesmo tempo (loja física, online, mobile, etc).

É importante a criação de uma experiência individualizada e integrada para cada comprador independentemente de onde, quando ou através de qual dispositivo a compra é feita. Algo que deve se estender a todo o processo de compra.

Oportunidades para o Mercado de Delivery de alimentos

Ainda segundo o estudo, enquanto o e-commerce se torna a principal oportunidade de crescimento para o mercado varejista de alimentos na América do Norte, conquistar clientes depende da solução de alguns desafios logísticos e do entendimento das necessidades dos clientes e seus desejos.

Enquanto os varejistas online têm uma vantagem competitiva com modelo flexível e velocidade de mercado, as lojas tradicionais físicas continuam sendo cruciais para conectar com clientes.

Redes e lojas de supermercado tradicionais podem se beneficiar dos ativos existentes e construir suas habilidades digitais para evoluir a oferta online de produtos.

Por fim, irá conquistar o mercado online quem melhor balancear capacidades online e off-line, segmentar e penetrar nos setores mais atrativos e entregar uma proposta consistente ao consumidor que seja significativa e envolvente.

O estudo finaliza dizendo que “não é mais uma questão de entrar ou não no mercado de alimentos online – mas sim como construir capacidades online que capturem a confiança do cliente, sua lealdade e carteira”.

 

Infográfico Futuro Supermercado Online Pesquisa Tendência e Estatisticas

 

Para ler o estudo da A.T. Kearney na íntegra (em inglês) acesse:
https://www.atkearney.com/consumer-products-retail/capturing-the-online-grocery-opportunity/full-report

Referencias:
http://www.abras.com.br/
http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/pessoas-do-seculo-21/2013/06/07/como-a-geracao-milenio-faz-a-diferenca-estudo-global/
http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/consumo/noticia/3952634/abras-setor-supermercadista-fatura-294-2014-alta

6 Comments

  1. Anderson

    Muito interessante esta matéria.
    É de imensa valia para os novos empreendedores que estão entrando neste novo nicho do varejo.

    Responder
    • BSO

      Olá Anderson,
      Obrigado pelo comentário. De fato uma área muito promissora para novos empreendedores. Ficamos felizes por ajudar a desenvolver esse segmento tão novo.

      Responder
  2. Raphael

    Olá, esses dados do infográfico são do mercado americano? Existe um estudo no Brasil?

    Atenciosamente

    Responder
  3. Sandro Saraiva Cavalcanti

    Excelente matéria, busco desenvolver uma plataforma em computadores e smartsphones, gostaria de saber se possui referencias de desenvolvedores

    Responder
  4. Fernando Jr - Sócio Fundador da Brasil Supermercados Online

    Parabéns ao ecommercenews pela ótima matéria e agrademos a citação ao portal BSO.

    Responder

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  1. Como criar um Supermercado Online - […] portal BSO (Brasil Supermercados Online) publicou o faturamento total do setor em 2014 e a projeção do […]

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